quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

O NOVO PROGRAMA PRO PONTOS

O novo programa ProPontos™, por David Kirchhoff, presidente e CEO da Weight Watchers International

Por que mudar um programa tão bom?
O Sistema de PONTOS marcou uma era importante do Vigilantes do Peso. Ele foi um passo importante para ajudar nossos Associados, oferecendo ferramentas que contribuem para escolhas alimentares inteligentes nos diversos tipos de situações. Contar os PONTOS dos alimentos ajudou nossos Associados a:
• Escolher melhor os alimentos;
• Estimar corretamente as porções;
• Anotar cada mordida, gole ou beliscada durante o dia;
• Manter um déficit calórico.
Pesquisas mostram que estimar e monitorar os alimentos consumidos e as atividades físicas praticadas é importante para adotar hábitos saudáveis e mudar de estilo de vida. Para isso, o Sistema de PONTOS era baseado principalmente nas calorias, levando em consideração as quantidades de gordura e fibra. Durante 13 anos, milhares de Associados tiveram um sucesso incrível seguindo esse sistema. Então, por que mudar um programa tão bom?
A resposta é que os estudos sobre emagrecimento cresceram significativamente nos últimos dez anos. Além disso, amadurecemos e aprendemos ainda mais sobre a dificuldade de fazer escolhas saudáveis e alcançar o emagrecimento sustentável em um ambiente que parece conspirar contra nosso emagrecimento. Esse ambiente “obesogênico” nos cerca de escolhas alimentares que se multiplicam, nos supermercados e restaurantes. Muitas dessas escolhas parecem nos induzir a exagerar no açúcar, gordura e sódio, e a aumentar o tamanho das porções. Tudo isso começou a mostrar que precisávamos de ferramentas melhores para nos ajudar a enfrentar as situações cotidianas.
Veja abaixo algumas novidades do avanço de pesquisas sobre emagrecimento: 
1. Custo de conversão: Sabe-se, há décadas, que alguns alimentos exigem maior esforço para serem absorvidos que outros. É o caso da proteína e dos carboidratos fibrosos, que exigem maior esforço para serem absorvidos do que os carboidratos não fibrosos e as gorduras. Isso significa que alguns alimentos deixam nossos corpos com menos calorias para serem gastas ou armazenadas. Embora esse conceito seja conhecido há anos, as dietas têm se baseado simplesmente nas calorias.

2. Densidade energética e saciedade. Pesquisas mostraram que costumamos comer o mesmo volume de alimentos todos os dias. Consumir alimentos com baixa densidade energética (isto é, poucas calorias por volume) promove maior saciedade. Além disso, pesquisas também mostraram que alguns nutrientes, como a proteína e a fibra, promovem mais saciedade do que outros, como açúcar e gordura.

3. Complexidade de escolhas. É fácil se sentir confuso com as recomendações nutricionais que surgem de tempos em tempos, muitas delas são geralmente conflitantes, o que nos permite citar: “Concentre-se nas proteínas!... Atenção aos carboidratos!... O segredo está na fibra!...”. Nem todas as informações divulgadas são corretas, mas muitas têm um fundo de verdade e é natural que você se sinta confuso.
Ter acesso a todas essas informações foi suficiente para reconhecer a necessidade de renovar o Sistema de PONTOS, mudança esperada há tempos. A melhor razão, contudo, são as calorias vazias. A conclusão é que o déficit calórico continua sendo a questão principal do emagrecimento. O método de contar calorias, porém, se tornou ultrapassado. Se compararmos dois alimentos, como uma maçã e um pacote de biscoitos, ambos com 100 calorias, e entendermos os dois como “iguais”, porque possuem a mesma quantidade de calorias, será o suficiente para ver quão limitado é considerar apenas as calorias para guiar nossas escolhas. Precisávamos de um programa que reconhecesse o fato de que calorias provenientes de nutrientes diferentes são assimiladas de maneiras diferentes pelo nosso organismo. Além disso, sabemos que contar, estimar e planejar continua sendo fundamental, mas queríamos um cálculo mais completo e preciso. Desde então, partimos em busca de uma fórmula que direcionasse mais as escolhas, algo além da simples contagem de calorias.
Apresentação do programa ProPontos
Nosso novo programa é de longe na ossa maior inovação desde o lançamento dos PONTOS. O programa ProPontos tem uma fórmula completamente nova, um conjunto inédito de orientações nutricionais reunidos em um plano alimentar fácil de utilizar.
No que diz respeito à nossa filosofia, o programa ProPontos está nos permitindo avançar em direção ao futuro. Estamos nos posicionando sobre os alimentos não industrializados, sobre as frutas, legumes e verduras. Ainda reconhecemos a necessidade da flexibilidade e do espaço para alguns deslizes, mas de uma forma mais saudável. É um método moderno que nos dá o combustível de que precisamos para sobreviver e ter sucesso em um ambiente com tantas opções de alimentos. O novo programa nos permite fazer escolhas que nos deixam mais satisfeitos, cheios de energia, no controle da situação e nos oferece as ferramentas para emagrecer e manter o novo peso adotando um estilo de vida mais saudável e sustentável.
Entendo perfeitamente que alguns vão se sentir animados e interessados, enquanto outros vão ficar estressados e ansiosos. Toda mudança é difícil, especialmente quando você já estava obtendo sucesso. É bom lembrar, porém, que a base do programa continua a mesma: devemos continuar contando os alimentos. Além disso, as novas unidades ProPontos dos alimentos são uma segunda chance de entender as opções que você está fazendo, uma oportunidade de mergulhar de cabeça e ser “novo” mais uma vez. Acredite, você vai pegar o jeito rapidinho e estar pronto para voar mais alto.
Para os Associados que estão fazendo a transição, separei algumas dicas baseadas nos diversos testes com o programa novo:
1. Veja o novo programa como uma proposta completamente nova. Embora o Sistema de ProPontos continue baseado na contagem, a fórmula é completamente diferente. Isso significa que a maioria dos valores atribuídos mudou, inclusive as Cotas Diárias (que são maiores) e as unidades ProPontos da maioria dos alimentos (também maiores). Evite fazer um programa “misto”, utilizando os elementos do programa PontosFlex v.2 com os do programa ProPontos. Acredite: eles não funcionam bem em conjunto.

2. Aproveite que as frutas frescas têm zero unidade ProProntos, mas não exagere. A maioria dos brasileiros não consome a quantidade recomendada de frutas, então, a maioria de nós não corre o risco de comer frutas em excesso com o novo programa. Se você já consome muitas frutas diariamente, porém, dobrar ou triplicar a quantidade de frutas vai reduzir o ritmo do emagrecimento. Quando estiver em dúvida, use o bom senso, ouça os sinais do seu corpo (coma uma fruta quando estiver com fome de verdade e não apenas porque você pode) e evite ficar beliscando (um dos meus deslizes).
Se você é um Associado novo ou está voltando depois de um longo período afastado, sei que você vai adorar e se dedicar ao novo programa. Ele vai mudar a sua vida!
Seja bem-vindo ao futuro!
David



8 comentários:

  1. oi flor, estou fazendo o programa antigo mesmo. esta dando certo! muita força pra vc! beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isa! Eu recebi o programa novo semana passada. Segunda feira me peso para ver o resultado de 01 semana de PROPONTOS

      Excluir
    2. Isa, tbm te coloquei em minha lista de blogs!

      Excluir
  2. Ola! Fiz hoje uma postagem no meu blog (Pique as cebolas) e vou na minha primeira reuniao amanha depois de 12 anos afastada... estou confiante...
    Estou te acompanhando tbm! Beijao!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata! Boa sorte no seu retorno! Estamos quase empatadas em tempo longe do V.P. hem?

      Excluir
    2. Renata, te coloquei em minha lista de blogs!

      Excluir
  3. Oi Luciana!!! Começei o programa pro pontos hj. Vc sabe se tem algum grupo com pessoas que estão seguindo esse programa? Minha orientadora ainda não respondeu. Se não tiver, o que vc acha da gente criar um no facebook? assim podemos ajudar mais pessoas e nos ajudar nessa gde batalha rumo ao emagrecimento, e melhor entender mais esse programa que modificou completamente!!!se tiver interesse me manda email paulachavess@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula, no Face tem a página oficial do V.P. No Orkut tbm tem.
      Bjs
      Lu

      Excluir