sábado, 28 de janeiro de 2012

MEU CASO DE AMOR COM ATKINS, uma história com começo, meio e fim!

Não, não vou fazer aqui apologia a Atkins, só vou contara  minha experiência e explicar porque por 02 vezes em minha vida fiz e parei a Atkins.
A primeira vez foi depois de me tornar vitálicia no Vigilantes e ter engordado novamente a uns 10 anos atrás..... Ai resolvi radicalizar e fui fazer Atkins, segui por cerca de 04 meses, emagreci bastante, seguia mega sério e amava. Mas todo mundo buzinava na minha cabeça que era um dieta perigosa, e eu maria vai com as 0outras abandonei a dieta e ai começou meu calvário só engordei depois disso.
Passei por várias fases, várias dietas, com e sem remédios, acabei até como cobaia da Herbalife, nada deu certo! Minha compulsão por carboidratos só piorava, eu não vivia sem doces, comia pão como louca, era capaz de traçar uma panela de arroz frio, comia um pote de balas de coco, tomava de 02 a 03 sorvetes de uma vez. Açúcar e carboidratos para mim eram como droga e eu estava completa e perdidamente viciada.
Engravidei em 2007 com 79 quilos e acabei a gravidez com 116, depois que o Celso Luiz nasceu emagreci uns 10 quilos, Achei que a a amamentação iria me ajudar a emagrecer, mas que nada, mesmo tendo amamentado até quase 01 ano do Celso os quilos a mais não me deixavam.
Nesse meio tempo cansada de engordar, me dei conta que que tinha perdido a batalha.... completamente viciada em carboidratos a única maneira era cortar o mal pela raiz. E o que seria melhor que isso do que voltar para Atkins?
Eis então que em fevereiro de 2010 eu voltei para os braços do Dr. Atkins, não sem antes estudar muito sobre a dieta para poder peitar que me dissesse que eu estava fazendo besteira. E assim foi, com todos os argumentos pro-Atkins iniciei minha nova fase com 103 quilos. Cheguei a 86 quilos. O sistema de desintoxicação colocou fim em minha compulsão, hoje não suporto mais açucar, doces me enjoam. continuo amando pão, pizza, macarrão, enfim massas em geral, mas elas não me tiram mais do sério. O que me parar a Atkins foi o stress do dia-a-dia, mil problemas acontecendo ai eu ia cozinhar, fazer pão caseiro, recheados com calabreza, queijo, torresmo...... Ai quebrava a dieta uma vez por semana, ao passei a quebrar 2 vezes por semana. 3 vezes, até que parei total de emagrecer... ai veio a época da melancia, da lichia, da uva... frutas que eu amo... Então começei a repensar se valia mesmo a pena, pois da maneira que estava fazendo Atkins, quebrando a toda hora, eu só estava cavando a minha cova.
Finalmente em novembro de 2011 dei adeus a Atkins, com dor no coração pois ela foi responsável por me desintoxicar e me tirar o escravismo dos doces. A ideía era voltar depois das festas, mas enfim depois das festas foi meu filho que me fez ver que não seria um bom exemplo eu voltar a me alimentar de forma tão diferente do resto do mundo. Como poderia eu dizer para ele comer frutas, legumes, arroz, feijão se eu não comia? Meu marido também foi crucial nessa hora, ele estava fazendo Atkins por tabela pois dividia comigos as carnes gordas  mas continuava a comer carboidratos, e eu sabia que isso era quase como condena-lo a morte pelo grande risco de colocar suas taxas de colesterol nas alturas. Nesse meio tempo (logicamente engordei tudo novamente)  saiu a matéria na Veja sobre a mudança no Vigilantes, era inacreditável! Tudo que eu queria, voltar a comer de tudo e dessa vez curada da compulsão!
Sou louca por detalhes então no dia 07/01 liguei na central e falei com o pessoal do Vigilantes, eles me explicaram que como vitalicia eu poderia me dirigir a uma reunião com meu B.A.V (Boletim de Associado Vitalício) e pagando R$ 67,00 levaria os 3 primeiros livros da PROPONTOS. questionei-o se passando a frequentar as reuniões como vitalícia se eu pegaria o programa completo, eles disseram que não, vitalícios só tem direito aos 3 primeiros livros. Como perdi meu B.A.V., não lembro que ano vieire vitalícia e me falta tempo, dinheiro e "saco" para voltar as reuniões resolvi comprar  o programa completo PROPONTOS EM CASA. Assim mesmo que eles reemitissem meu BAV eu poderia voltar as reuniões (mensais como vitalicia) sem me estressar por não ter o programa completo.
O programa demorou exatamente 10 dias para chegar, nesse meio tempo achei todo um sistema de EM CASA do Vigilantes que eu tinha comprado em 2005 e não fiz (lembram da compulsão?). O sistema ainda era o de PONTOS ATIVOS, anterior ainda ao PONTOS FLEX, mas foi ele que eu segui por duas semanas até chegar o meu sistema de PROPONTOS.
Só quem ficou o tempo que eu fiquei fazendo Atkins sabe a poesia que é poder comer pão com manteiga no café da amnhã, arroz feijão no almoço, panqueca da vó no final de semana......
Amo Atkins, mas ele deve ser seguido a risca, escorregar em Atkins e jogar a saúde no buraco. Mudei meu metabolismo, hoje percebo que emagreço MUITO devagar. Mas não tenho pressa, o importante é emagrecer, sempre, mesmo que lentamente! E emagrecimento rápido nenhum paga a cara de meu filhote experimentando novas frutas comigo: lichias, pinha, melão, melancia, cerejas, figo, laranja lima.... (na epoca que eu fazia Atkins era minha sogra que comprava frutas e só comprava banana e maçã).
Agora eu e meu filhote nos acabamos na salada, ele adora comer alface enquanto eu estou lavando, comemos frutas fresquinhas juntos, (vou dia sim dia não na frutaria) fazemos juntos deliciosos pães integrais para o café da manha e nos deliciamos vendo a manteiga derreter no pão quentinho! E eu finalmente me tornei para ele um exemplo de alimentação saudável!
Detalhe importante: por conta de minha compulsão por doces eu sempre limitei doces para ele. Meu filho é mega diferente, não gosta de doces, pois cresceu me ouvindo falar que doce é eca, e é o que ele repete para as pessoas que oferecem doce a ele. Todo mundo estranha, eu acho o máximo!

4 comentários:

  1. Adorei sua Pagina Luciana,a partir de agora vou te acompanhar,em casa ja tentamos de tudo....meu marido fez Atkins emagreçeu muito a uns 10 anos atraz mas jogou a saude no buraco... alem de ter engorado 3x mais quando parou...hj ele é obeso ,eu ja fiz vigilantes do peso 2 ou 3 vezes a alguns anos atraz ,mas não consegui levar a diante infelizmente.
    Estou pensando em tentar novamente e estou procurando uma motivação para voltar...
    Vou acompanhar sua evolução quem sabe eu crio coragem..rs!
    Parabens adorei seu blog!
    Renata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, espero que se sinta motivada a seguir Vigilantes. É bom demais, sem restrições. Veja se seu marido tbm se anima a seguir com voc~e. a dois é tudo mais fácil!
      Fico feliz em ter vocês me aocmpanhando!

      Excluir
  2. Adorei o seu blog e também estou nessa viagem do propontos. Vamos que vamos!!!!

    ResponderExcluir
  3. Amei seu blog estou fazendo Atkins so que eu quebrei um momento apenas comi pipoca no cinema e ao outro dia voltei e em 4 dias parece q recuperei 2 k achei estranho pensei q talvez esta dieta nao e para mim, ela nao deu uma perda nao sou obesa tenho 5 k sobrepeso e 5 sobrepeso estetico total 10 mas nao estou conseguindp perco 2 e recupero eu ja mas estou pensando em fazer esta dos pontos sair do Atkins ja q meu organismo nao respondeu bem.

    ResponderExcluir